Você está em: Home » Blog » Escolhendo as melhores facas para seu churrasco.
set
8

Escolhendo as melhores facas para seu churrasco.

 

Imprescindíveis na hora de preparar e servir um bom churrasco, as facas estão presentes no mercado em vários modelos e sempre precisam de cuidados. Quem já tem experiência com o preparo do churrasco sabe quais facas ter e como mantê-las afiadas, mas e quem está começando? Preparamos um pequeno guia respondendo as principais dúvidas dos churrasqueiros iniciantes!

Quais facas?

Muitos kits de churrasco vêm com diversas facas, garfos longos e outros apetrechos. Se você pretende utilizar o kit com frequência, não há motivos para escolher outra coisa. Agora, se você está começando e não quer investir logo de cara em um kit completo, alguns poucos itens já são o suficiente para começar.

O primeiro e mais importante item é a faca campeira ou faca de churrasco. Ela varia de 8” a 12”, normalmente conta com cabo de madeira e pode ser forjada ou de aço inox. Os modelos forjados exigem mais cuidado para evitar a ferrugem, de maneira que o melhor para os iniciantes são as de inox. Quanto ao comprimento, o tamanho ideal varia de acordo com o churrasqueiro – na hora de comprar segure algumas facas e sinta qual delas fica mais confortável para a sua própria empunhadura.

facas01

A faca ideal tem um cabo confortável, permitindo uma pegada firme. Não é muito pesada, de maneira que o manuseio é mais natural. Em seguida falaremos sobre o cuidado de suas facas, para mantê-las sempre prontas para uso.

Além da faca campeira, sugerimos também uma faca menor de fio para picar temperos e preparar outros itens. Para esta função recomendamos uma faca do chef, também conhecida como faca de cozinha. Outra opção é uma faca multiuso. Essas facas normalmente variam de 6” a 10”. É importante lembrar que a sua faca de churrasco deve ser usada somente para a carne, enquanto a faca auxiliar pode ser usada para legumes, temperos etc.

facas012

Com as duas facas compradas você pode partir para os acessórios complementares, como o garfo longo. Na hora de expandir sua gama de equipamentos, lembre-se de analisar a necessidade de cada item de acordo com a frequência que você vai usá-los. Priorize o que realmente terá uso.

Como cuidar?

A regra de ouro no cuidado das facas é sempre mantê-las limpas. Após o uso, limpe-as bem, removendo toda e qualquer sujeira que esteja na lâmina e no cabo. Uma dica importante é prestar atenção no ponto em que a lâmina se une à empunhadura: a sujeira pode se acumular ali e enferrujar o metal.

013

Vale lembrar que até mesmo facas de aço inox podem enferrujar se não cuidadas. Antes de guardá-las, garanta que estejam limpas e bem secas, especialmente as de empunhadura de madeira – o material absorve a umidade e demora um pouco para secar. O ideal em modelos de madeira é deixá-las secar por mais tempo, em local ventilaso.

Guarde as facas em suas respectivas bainhas ou, na falta da bainha, em uma gaveta ou estojo separado. Elas devem sempre estar protegidas e em local seco, bem acondicionadas e longe do alcance de crianças! Na hora de usar, lave-as novamente e confira o fio.

 

Como afiar?

Existem diversos métodos para afiar suas facas de churrasco: chairas, pedras de afiar, afiadores automáticos etc. Para garantir o fio perfeito, recomendamos optar pela chaira ou pela pedra de afiar, vez que estes métodos permitem maior controle do resultado final.

Nos dois casos, a teoria é a mesma: a faca deve deslizar pela pedra/chaira do começo até a ponta da lâmina, sempre em um ângulo de aproximadamente vinte graus. Um ângulo muito maior remove o fio, enquanto um muito menor dificulta o processo. Não há necessidade de pressa ou de fazer pressão contra a chaira ou pedra: o peso da própria faca é o suficiente.

afiar01

Corra a lâmina três vezes de cada lado pelo afiador e cheque o fio. Idealmente, a faca deve cortar as peças de carne em apenas dois movimentos, um de ida e outro de volta. Outra maneira de testar é usando um pimentão: apoie a faca sobre o pimentão e deslize-a, usando apenas seu próprio peso. A faca deve ser capaz de cortar o pimentão com esse movimento. Caso não funcione, repita o processo de afiar.

014

É importante lembrar que se você optar pela chaira, escolha sempre uma lisa (no caso dos iniciantes). Os outros dois tipos, estriada e diamantada, são recomendados respectivamente para facas usadas em ossos e para profissionais. Se optar pela pedra, as dupla-face são uma boa opção.

Onde comprar?

Para comprar todos os equipamentos, de facas a chairas, opte por uma loja de sua confiança. Desconfie de preços muito baixos: boas facas não são artigos de descarte e podem variar de R$40,00 até R$300,00 ou ainda mais.

Se preferir comprar online, algumas lojas oferecem marcas de ótima qualidade, como Tramontina, por preços simpáticos e facilidades no envio. Se você escolher a compra online, analise sempre as especificações do produto e as medidas, evitando facas que fiquem longas e pesadas demais.

E aí, esse post ajudou na sua busca pela faca ideal? Compartilhe nas suas redes sociais e fale com a gente qual tipo de fala você escolheu!

Até a próxima dica amigos do churrasco!

 

Fonte : Clube da Carne