Você está em: Home » Blog » Conheça os melhores cortes para carne de panela
jan
25

Conheça os melhores cortes para carne de panela

Semana passada os dias foram mais friozinhos por causa das chuvas, e com isso, a vontade de comer pratos quentes e saborosos aumentam. Carnes cozidas na panela de pressão e acompanhadas por mandioca e batatas são bem saborosos e fazem sucesso.

Se a dúvida é na hora de escolher a carne, veja nossas dicas:

Acém:  Carne que possui uma alta quantidade de colágeno. Quando cozido em fogo baixo o colágeno derrete em forma de gelatina e umedece a carne. O acém é uma carne relativamente barata, mas se não for cozida corretamente pode ficar dura e gordurosa.

Músculo: corte macio e deve ser cozido com bastante caldo para que não fique duro. É um corte magro e rico em colágeno. Você pode encontrar cortes de músculo traseiro, que é mais mole, e dianteiro, que precisa de mais tempo de cozimento.

Costela:  A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas. Exige um tempo de cozimento mais longo, para amaciar suas fibras. É utilizada principalmente para churrasco, mas se o corte for bem magro fica ótimo em cozidos com legumes e raízes (mandioca, mandioquinha e batata). Um corte de costela conhecido pelos açougueiros como costela-janela é o mais magro e indicado para cozimento. As carnes preparadas com osso têm sempre um sabor muito especial.

Fraldinha ou vazio:  É constituída de feixes musculares mais grossos e longos, é um corte muito saboroso que fica bom em ensopados, picados, cozidos, carne moída, carne recheada, carne desfiada (carne louca), caldos e sopa. Quando acompanhada por uma leve capa de gordura pode ser assada em churrasco ou na grelha, devendo ser cortada em tiras grossas. Da fraldinha ainda é possível se retirar o pacu, corte magro e fibroso que cozinha com facilidade.

Paleta: Mais musculoso que o acém, é também muito saboroso pela quantidade moderada de gordura interior da peça. Bem cozido, dá excelentes molhos, ensopados e cozidos. A paleta em si é um corte mais suculento. Já o peixinho é uma carne mais seca e demora mais para cozinhar, mesmo na panela de pressão.

Carne de porco: os cortes de carne suína também rendem deliciosas carnes de panela. Podem refogados lentamente ou cozidos na panela de pressão. São bons cortes o pernil, a paleta e a costelinha. Importante: a carne suína é, geralmente, bem mais mole que a bovina e cozinha em menos tempo. Se você se descuidar ela pode ficar despedaçada.

Agora que você já conhece os melhores cortes para seu prato, passe na Don Churrasco e leve a sua carne preferida para casa! Você pode tirar dúvidas com nossos atendentes e em nossas redes sociais! Estamos sempre à disposição!

Fonte: http://www.bonde.com.br