Você está em: Home » Blog » Quer aprender a fazer o Churrasco Perfeito?
jul
21

Quer aprender a fazer o Churrasco Perfeito?

Chamou a galera pra se reunir em um churras e passou vergonha ? A gata que você achou que iria ganhar servindo aquela picanha de 2 kilos nem te deu moral?

Pode relaxar, é sempre tempo de aprender coisas novas.

Todo churrasco começa com a escolha de uma carne de qualidade, e ela tem que estar fresca e bem vermelha. Quando ela esta meio escura é sinal de que ficou muito tempo no mercado.

Dica para a picanha: peças que pesam mais de 1,1 kg incluem partes de coxão duro. Picanha de verdade é pequena.

picanha blog

O sabor da carne é realçado pelo tempero, utilize sal grosso para um sabor puro de carne, e espalhe-o na carne e na gordura, mas bata o excesso. Isso deve ser feito 5 minutos antes do churrasco. Nada de salgar na noite anterior, senão o sal suga os líquidos da carne e a deixa com jeito de bacalhau – seco e salgado.

Lembre-se que é o calor que cozinha a carne e não o fogo que a queima. Para acender a churrasqueira faça uma pirâmide de carvão a 10 cm da grelha. Concentre-a em um lado para ter duas temperaturas: uma mais alta para selar a carne, próxima ao carvão, e outra mais baixa, no canto oposto, para cozinhar lentamente.

Algumas pessoas preferem tirar a gordura da carne, mas isso influencia o sabor do churrasco, pois a gordura armazena boa parte do aroma e do sabor da carne. Faça incisões nela (sem chegar à carne), em um quadriculado. Asse primeiro com a gordura para cima. Isso derrete a gordura, que penetra a carne e a deixa molhada, com mais suco e mais saborosa.

Quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar a gordura para o fogo. Isso impede que o calor penetre na carne, e ela assa lenta-mente. Atenção: não fure a peça ao virá-la. Qualquer incisão, e os sucos da carne vão para o espaço. Use um pegador, e não um garfo, ou faça do jeito gaúcho: asse no espeto.

Espalhe as cinzas do churrasco anterior sobre o carvão para diminuir a fumaça quando pingos de gordura caírem.

Seguindo estas dicas, a carne ficará “selada”: cauterizada em temperatura alta por todos os lados e com os sucos armazenados, preservando muito mais o sabor para o consumo.

Viu como é fácil ser o Rei do seu churrasco?

Agora pode chamar a turma e aquela gata para um novo churrasco, pois você já está preparado para proporcionar bons momentos.

 

Fonte: Super Interessante